Eu passarinho. (Para Gostar de Ler 41)

dezembro 27, 2016


 Autor: Mário Quintana
 Seleção e organização: 
 Fabio Weintraub / Fabricio Waltrick
 Fotos e colagens: Mariana Newlands
 Ano:  2013
 Páginas: 102
 Editora:  Ática
★★★★★

Não é nenhum daqueles livros com uma mega edição, aliás ele é destinado para os alunos do ensino médio pelo governo do estado de São Paulo, ganhei na época que estudava, claro que eu amei, amo ganhar livros, isso é fato.
Eu tenho um carinho gigantesco pela simplicidade de escrita do Mário Quintana, e fiquei mais que radiante quando recebi esse exemplar em 2013. (Como percebem, faz alguns anos que eu tenho esse chameguinho)

Esse livro é uma coletânea dos poemas de Mário.
No sumário ele é dividido por 8 subtítulos,  a partir deles contém os poemas selecionados pelo Fabricio e Fabio.
Pela ordem são:
1.    A alegria de ser aprendiz.
2.   Paisagens sonhadas.
3.   O mundo gira.
4.   Entre risos e espantos.
5.   O criador e a criatura.
6.   Conhecendo o autor. (Gente é amor demais esse sorriso)
7.   Obras do autor.
8.   Referências bibliográficas. 
Foi lá com meus quinze para dezesseis anos que comecei a gostar de poesia, antes, devido a escola que nos obrigavam a conhecer. (Totalmente do jeito errado e sem paixão, aí fica difícil gostar quando se torna algo tão insípido).
Conforme meu anseio por escrever, isso foi me instigando, queria conhecer mais, queria saber as diversas essências que existiam, as muitas formam que os escritores se expressavam. 
Eu precisava aprender. Isso era crucial!
E para aprender eu precisava ler.
Nessa mesma época comecei a ter muitas crises depressivas, então foi intensificando esse lado, cada vez  aumentava a dose de poesia na minha vida, e nessa brincadeirinha fui conhecendo muitos poetas e me tornando uma. 
Me apaixonei pelas poesias do Mário Quintana justamente pela simplicidade de ser, tudo que ele transparecia em seus versinhos. Vejamos por exemplo o "Poeminho do contra", para quem não conhece:

"Todos aí que estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão..
Eu Passarinho...''
 
Me diga, existe algo mais genial? Eu sou louca por esse poeminha, queria até tatuar em mim. Eu fiquei remoendo esses versos em mente em uma época complicada, precisava ser o "Eu passarinho''. Custasse o que fosse, eu queria ser mais simples, ser mais transparente, não invisível. Precisava não me atormentar pelas pessoas que queriam me ferir, ou pelas bocas imundas que queriam me tornar alguém vazia com a miséria delas.
Foi aí meu povo que ele se tornou o meu desejo de escrita.
Por estar afetada emocionalmente eu escrevia de forma muito ríspida e agressiva, era intensa até as bordas do ser, mas quando lia Mário, era calmaria, era a sintonia. 
Paixão e inspiração!
E quando vi o famoso sorriso dele? 
O que foi aquilo, ficava horas pensando, ''Quando ele escreveu isso, o que será que ele sentia?''. 
Eram as perguntas pertinentes!
Era um charme o modo como ele colocava as palavras, o modo como elas se remendavam sem precisar, era algo puro, intenso, sem parecer aqueles clichezão, era doce com uma pitadinha de sal, era bonito com um tempero de repulso. Era uma forma de escancarar a realidade sem ser rude, ou sem perder o efeito lirico. 
Era  tão encantador, que fiquei mais interessada.
Talvez eu só esteja falando besteiras, mas, eu conseguia ver tudo isso através daquela simplicidade fantástica de Mário Quintana. 
A alma dele sorria em versos, a essência dele que era tão linda que ele tinha a capacidade de ser humilde na sua grandeza. 
E eu me espelho nesse homem, eu busco me tornar alguém única, da mesma forma que Mário foi e será eternamente. 
Eu não preciso dizer que é 5 estrelinhas com muito amor, pois serei sempre suspeita a falar dele.
Porém abro um parentese para dizer, não dou pela edição, apesar de ter gostado muito das colagens e ilustrações, mas é 5 pela obra em si e pelos pelas poesias escolhidas, se fosse analisar o todo, seria 3. A capa é todo mole, fácil demais de estragar, enfim, não vou dar ênfase nisso, é só minha opinião.

Deixo minha recomendação com o coração azul, pois para um amante de poesia, não tem como não sentir as entrelinhas mágicas desse gigante escritor. 

Bonitas e bonitos, se deliciem: 

Do sonho
"Sonhar é acordar-se para dentro."

As covas
" O bicho
quando quer fugir dos outros,
faz um buraco na terra.

O homem,
para fugir de si,
fez um buraco no céu.''

Anoitecer
"Da chaminé da tua casa
Uma por uma
Vão brotando as estrelinhas..."

You Might Also Like

0 comentários

Toda e qualquer cópia é proibida sem os devidos créditos.

Toda e qualquer cópia é proibida sem os devidos créditos.
Espaço autoral por Amanda Iaemori.